Visitantes até Hoje

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pão Caseiro para todos os dias!


Todos se devem lembrar da receita ,e que foi testada por dezenas de blogues. E se eu vos disser que há uma receita de pão ainda mais simples do que essa, que aguenta no frigorífico até duas semanas, e que para além de um pão excelente, podem também utilizar para fazer as bases das vossas pizzas caseiras?
Sim, é verdade.
Para saberem mais pormenores, vejam aqui, onde descobri a receita.Mas experimentem. Não dá trabalho nenhum e o pão fica muito bom!
Ingredientes :(esta quantidade deu-me para 2 pães pequenos e 2 pizzas grandes
6 ½ copos de farinha de trigo
3 copos de água morna
1 ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
1 ½ colher (sopa) de sal grosso
farinha de milho para polvilhar q.b.(1 copo = 1 cup = aproximadamente 235ml)
Preparação:
Numa caixa plástica grande e que tenha tampa, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente. (Se a massa ficar muito mole, pode ter que juntar um pouco mais de farinha).
Guarde-a tapada no frigorífico (onde pode conservar-se até 2 semanas),
Mas apenas use a massa depois de pelo menos 2 horas de repouso.Quando quiser pão quente, seja para o pequeno almoço, para o lanche ou ao jantar para surpreender a família, retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca.
Guarde a restante massa para uma próxima vez. Cuidadosamente, e sem voltar a amassar a massa que retirou, dê-lhe a forma pretendida dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Deixe repousar no tabuleiro onde vai a cozer a massa , previamente polvilhado com farinha de milho, à temperatura ambiente, durante pelo menos 30 minutos. (Eu só deixei repousar o tempo que o forno demorou a aquecer, e mesmo assim ficou ótimo!).
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.
Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante 30 minutos.
Para fazer as pizzas usei o mesmo método. Retirei a massa, e estiquei à medida da forma de pizza com a ajuda do rolo da massa. Cobri com molho de tomate caseiros e os ingredientes preferidos e levei a forno quente até cozer.
Bom Apetite!
Imprima este post

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails